Greve!

Aula Aberta sobre efeitos da PEC 55

Ocupação na FIC promove debate sobre a PEC 55

Johan Pedro

Estudante de Jornalismo na FIC-UFG e bolsista PROBEC no Laboratório de Produções Audiovisuais e Televisivas Integradas.

Apesar do clima chuvoso, alunos, professores e funcionários técnicos administrativos se uniram para debate da PEC 55 e suas consequências para o serviço público no país. Além disso, outras medidas tomadas pelo atual governo e pelo STF também entraram em discussão, como por exemplo o corte de ponto de servidores em estado de greve.

Mais de cinquenta pessoas ocuparam o auditório da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG e durante cerca de 3 horas a Aula Aberta compartilhou a mesa de debate entre alunos, técnicos e professores com o tema: a comunicação e a informação no contexto de ocupações.

Ocupação na FIC promove debate sobre a PEC 55
Efeitos da PEC 55 no país são discutidos em evento promovido pela ocupação da FIC.

Os temas de discussão foram escolhidos a partir da sugestão dos envolvidos, mas o foco na ação foi em encontrar maneiras para que as áreas de conhecimento tanto da informação quanto da comunicação pudessem servir para a comunidade com o propósito de ampliar o alcance do debate sobre os efeitos da PEC 55.

A comunicação e a informação no contexto de ocupações – programação

8h30 – Informes da reunião com docentes da FIC – Angelita e Otho
8h45 – A comunicação e participação dos movimentos sociais nas ocupações – Nilton José
9h – Agência Moara e Jornal Samambaia – cobertura das ocupações – Luciene e Luana
9h15 – Como o/a RP pode contribuir para os movimentos sociais – Simone Tuzzo
10h – Fontes de informação: ocupações e Pec – Zanza
10h15 – Como a produção de imagens pode contribuir nas ocupações – Lisbeth e Ana Rita
10h30 – Encerramento com debates

A ação foi articulada entre o movimento de ocupação da FIC, servidores técnico-administrativos que apoiam o movimento e docentes também simpáticos à ocupação. Após reunião entre as partes, professores de diferentes cursos cederam  o horário de suas atividades acadêmicas para participar da Aula Aberta.