CinemaDestaques

Para começar a falar

Isabela Lefol

Estudante de Publicidade na FIC-UFG e Bolsista no Comunica!
Isabela Lefol

Últimos posts por Isabela Lefol (exibir todos)

Em 2015 eu estava pronta para ir para Curitiba estudar Cinema. Passei meu Ensino Médio convicta que era isso que eu queria. Cheguei a fazer matrícula na faculdade e aí bateu a dúvida. Eu, sempre muito defensora de minhas ideias, tive que repensar. Minha paixão por cinema não havia mudado, pelo contrário. A questão é que eu precisava sair do meu mundo fantasioso de querer ganhar um Oscar e encarar de frente a realidade.

O cinema em nosso país é complicado, não podemos negar. Mesmo com a efervescência cada vez maior no território nacional, o eixo Rio-São Paulo ainda está muito à frente. Os filmes menores penam para serem distribuídos, é difícil competir com os filmes “globais”. Fazer cinema é muito caro, os equipamentos não são de fácil alcance. Não podemos generalizar, mas quando algo se repete diversas vezes, devemos reconhecer que é mais trabalhoso fugir disto. Então, pensando em todas as condições adversas, me veio a ideia de publicidade.  Filmes devem se tratar de comunicar algo. Publicidade é comunicação. E assim, os dois universos estão intrinsecamente ligados. Decidi comparar e colocar ambas as partes na balança.

O audiovisual em geral, é livre em relação a temática. A intenção de comunicar pode vir até de uma necessidade de comunicação com o “eu-interior” do autor. É verdade que cada vez mais as pessoas não tem paciência ou tempo para reflexão em um mundo tão agitado, o que dificulta chamar a atenção para temas mais sérios ou profundos. Não devemos deixar de lado tais produções, mas sim tentar entender o melhor modo de as fazer. É talvez neste ponto que o cinema pode aprender com a publicidade, explorando de que forma apresentar algo que possa ser relevante para o outro.

Muito se fala nos dias atuais no meio publicitário sobre storytelling, que é um nome diferente para algo que o cinema e a literatura fazem há muito tempo: contar histórias. Encher as pessoas com anúncios exagerados ou com propagandas enganosas não tem mais o mesmo efeito. Por mais que alguns estudiosos acreditassem na Teoria Hipodérmica que dizia a massa é incapaz de resistir às influências da mídia, isso já está ultrapassado. A publicidade pode intervir nos estilos de vida até certo limite, pois a sociedade se tornou mais crítica. Por isso, envolver as pessoas em narrativas é chave para um marketing bem feito. Nesse sentido, o audiovisual na publicidade serve como uma das ferramentas para poder criar histórias com as quais as pessoas se identifiquem, ainda que a propaganda dure poucos minutos.

Muitas outras coisas devem ser levadas em consideração antes de escolher um curso ou carreira para seguir, mas a questão é que as duas áreas são muito amplas. Não necessariamente alguém formado em cinema vai trabalhar com produções de longas, e um formado em publicidade não necessita trabalhar em agência. Na realidade, para atuar nesses campos não é obrigatório possuir graduação, apesar de ajudar. Mas a publicidade consegue se alinhar ao audiovisual e ainda dar uma visão ampla sobre a forma de comunicar. Daí se veio a opção definitiva por publicidade. Não  apenas para fugir das complicações do audiovisual. Não simplesmente para fazer propagandas, mas para entender como se dão os processos de interlocução. Além disso, o processo de distribuição e divulgação de filmes é uma das grandes barreiras em nosso país, ótimas produções muitas vezes não chegam ao grande público, e nisso a publicidade pode ter um papel fundamental para a melhora, mas isso é assunto para se aprofundar em outro momento. É necessário entender que um universo não é melhor que o outro, mas ambos se complementam. Deve-se ampliar o olhar. Afinal, qual o sentido de fazer algo que não consiga conversar e se conectar com as pessoas?