Greve!

UFG Ocupada! Movimento de ocupação exige posição da ADUFG

Johan Pedro

Estudante de Jornalismo na FIC-UFG e bolsista PROBEC no Laboratório de Produções Audiovisuais e Televisivas Integradas.

Após três horas de assembléia e constante presença dos alunos ao redor do Centro de Eventos, os docentes da UFG iriam votar contra ou a favor da greve. O evento reuniu mais de 500 docentes pra determinar o posicionamento da categoria em relação às ocupações na UFG.

Às 16 horas estudantes entraram no Centro de Eventos e usaram a tribuna reivindicando apoio dos professores. O principal argumento levantado foi de que a luta dos estudantes é a favor da valorização do ensino público e contrário à PEC 55/241, já declarada inconstitucional até por pesquisadores do Senado.

Alunos entram em assembleia da Adufg
Alunos entraram no local da Assembleia da ADUFG pouco antes do início das votações pela greve da categoria. Foto: Johan Pedro

O evento da ADUFG veio após o indicativo de greve aprovado na última assembléia da associação na semana passada. A tentativa de mobilização dos professores está sob pressão após greve dos Servidores Técnicos-Administrativos e a ocupação de diversos prédios da UFG em Goiânia e em outros campi do estado por estudantes universitários e também professores contrários à PEC 55/241.

Com a presença dos alunos na Assembleia a ADUFG decidiu por suspender o evento e a votação pela greve acontecerá em um próximo evento ainda não anunciado. Após a declaração de suspensão os estudantes subiram ao palco em direção à mesa onde se encontrava Flávio Alves, presidente da ADUFG.

Alunos ocupam palco do centro de eventos da UFG
Alunos pressionam ADUFG para adesão à greve contra a PEC 55/24. Foto: Johan Pedro

Logo após a entrada dos estudantes vários professores saíram do prédio rapidamente, outros filmaram ou fotografaram o acontecimento, mas num todo, a ação dos estudantes foi vista de maneira antidocrática e negativa  pela categoria docente.